Avançar para o conteúdo principal

Um dia EMOCIONALMENTE marcante!!!

Pois é!!! Algum dia tinha de ser!
Eis que chega o dia em que decido contar ao meu pai…
 
Para quem não me conhece ou pelo menos não conhece a minha história desde a infância, a minha mãe faleceu tinha eu 9 anos e, passei a viver com os meus avós paternos, onde tinha crescido até essa idade. Não tive uma adolescência fácil (emocionalmente), talvez pela vitimização, apesar de nunca me faltar mimo! Mas crescer sem mãe não é propriamente fácil! A minha vida modificou 180⁰...
Cresci e comecei a namorar com aquele que é o meu marido. Decidimos casar! Infelizmente, foi diagnosticado cancro nos pulmões àquela que foi a minha segunda mãe, a minha avó paterna, aquela que me criou como sendo sua filha… A doença evoluiu muito ao ponto de não conseguir ir ao meu casamento e, da lua de mel, fui diretamente para o seu funeral 😢😢😢
Sofri muito e também foram muitas perdas para o meu pai.
 
Sou a única filha do meu pai e consegui colocar-me no lugar dele como recetor desta notícia… e eu estava a sofrer por isso desde o diagnóstico da doença! Mas algum dia tinha de ser!
Como dizer a um pai, que ficou viúvo com 38 anos, ficou órfão de pai aos 41 anos e de mãe (com cancro nos pulmões) aos 52 anos, que a sua única filha com 39 anos estava com cancro na mama??!!!
 
Foram vários os cenários que idealizei mas, parecia-me que nenhum deles eram os ideais, porque simplesmente não era a noticia ideal!!!
 
Foram minutos angustiantes desde que entrei em sua casa até a notícia sair… mas mais angustiantes foram os minutos depois!!!! Pensei que lhe ía dar um ataque!!! Foi um choque muito grande!!! Fecho os olhos e parece que estou a reviver aquele momento outra vez…
Foram algumas as horas que se passaram até vir para minha casa. Só saí de lá depois de o ter acalmado e sentir que estava bem. É claro que sei que a sua cabecinha estava um turbilhão de pensamentos e no seu coração várias emoções!!
 
Mas tal como lhe disse, já vivemos tanta coisa juntos, já passamos por tantos momentos menos bons, não vai ser ISTO que nos vai derrubar!!!
Fiz-lhe ver que precisava da atitude positiva dele para eu me sentir bem, e que só fazia sentido que assim fosse, porque eu acreditava que iria correr tudo bem. Que iria ser mais um desafio que a vida me estaria a dar e que eu o superaria, com a sua ajuda. Se foi a mim que me deram o diagnóstico e se eu tenho essa atitude otimista, ele teria de confiar e assumir essa mesma atitude.
São tantos os casos de sucesso e o meu iria ser mais um. Se a taxa de sucesso é de 99%, porque hei-de focar no 1% de insucesso? Se calhar a maioria das pessoas fazem isso, mas eu NÃO SOU  a maioria, eu sou um ser único que vai enfrentar o "problema" como mais um na minha vida e vou sair vitoriosa. Quanto mais eu interiorizar isto mais o meu subconsciente assume como sendo certo e vai trabalhando o corpo para que TUDO dê certo.
Já tinham passado quase 2 meses desde o diagnóstico e ninguém se tinha apercebido do que se passava, talvez porque as minhas ATITUDES fossem de encontro às minhas EMOÇÕES. E estas tenho-as trabalhado!
 
Trabalhar as EMOÇÕES através das ATITUDES de forma a atingirmos o  RESULTADO que pretendemos! Com PERSISTÊNCIA conseguimos  chegar lá. O OBJETIVO é nunca desistir!
 
O mundo do desenvolvimento pessoal tem-me ajudado imenso nisso, e sinto que tenho uma missão - AJUDAR os outros!
 
Não tem sido fácil mas também NINGUÉM DISSE QUE O ÍA SER!!!

Beijinhos no 💓

Comentários

  1. Estou verdadeiramente maravilhada com a forma como está a conseguir trabalhar as emoções, tendo em conta o problema de saúde que lhe surgiu.
    Desejo do fundo do coração que tudo lhe corra bem e que seja uma ajuda para aqueles que estejam na mesma situação. Bjinhos

    Susana Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata Susana. Sem dúvida alguma o treino constante das Emoções tem me ajudado imenso a encarar e a ultrapassar este obstáculo que o Universo me colocou no caminho.
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quando o cabelo começa a cair!

Um ano separa a data em que estas fotos foram tiradas! Não vou dizer que foi um momento que não tenha mexido, emocionalmente comigo! Mas a forma como decidi enfrentar esta etapa fez com que minimizasse todos esses sentimentos! "Não é aquilo que eu sinto, mas sim aquilo que eu faço com o que eu sinto!" Tinham passado, quase, 3 semanas desde a 1° sessão de quimioterapia e eu sabia que estava na hora de o fazer, se não queria vê-lo a cair às "mãos cheias". Depois de ter decidido a forma como queria que este momento fosse realizado, e depois  de conversar com as minhas filhas e marido e eles me terem apoiado, eis que chegou o dia de pôr mãos à obra 💇‍♀️ Podia ter optado por ter sido feito por um profissional, mas o facto de ter sido feito em casa por aqueles que eu amo, foi sem dúvida um momento de extrema cumplicidade e que no fim, me deixou muito feliz pela reação deles. A felicidade estampada no rosto das minhas filhas por terem participado neste momento, não trocar

O que eu posso controlar?

Há um ano, apesar de publicamente aparecer acompanhada com a minha peruca, este era o meu aspeto original! O fato de não aparecer, publicamente, assim foi por assumir uma posição de não me querer colocar numa situação de vitima... de "coitadinha", pois saberia que, por onde passa-se, as pessoas iam me transmitir esse sentimento, mesmo que não o dissessem verbalmente! Senti que seria a postura mais certa para me precaver, para me proteger! Não era por não me sentir bonita, até pelo contrário, pois em casa exibia orgulhosamente a minha careca, mas sim para evitar os olhares maldosos , ainda que inconscientes, de "pena"! Eu adotei várias estratégias que me ajudam a sentir controlada, emocionalmente! 📌 Dou-te 3 dicas para que possas colocar em prática no teu dia-a-dia: 1° Evitares situações, pessoas, coisas que te façam sentir mal; 2° Fazeres aquilo que te faça sentir bem; 3° NÃO fazeres algo que não queres, apenas porque te disseram para fazer. Queres saber mais dic

1º Aniversário do Blogue

E de repente, um ano se passou desde a criação deste projeto! Ainda é bebé! Ainda deu poucos passos mas, com certeza, ainda muitos irá dar. A ti que me foste acompanhando, em cada publicação, e partilhando - o meu muito OBRIGADA ! Cada partilha, cada comentário carinhoso, me incentiva a continuar, por isso, continua a fazê-lo e ajuda-me a permitir inspirar a vida de mais alguém! Beijinhos no 💓