Avançar para o conteúdo principal

Hormonoterapia - Tratamento demorado com efeitos secundários silenciosos

 

 

Posso me considerar uma privilegiada por não ter feito Radioterapia!
Há um ano comecei o hormonoterapia, como tratamento adjuvante, que terá duração de 5 ou 10 anos, devido ao meu cancro ter recetores hormonais!
 
Os estrogénios são produzidos, essencialmente, nos ovários em idade fértil e a hormonoterapia consiste em impedir, através de medicamentos que atuam sobre todas as células do corpo, o estímulo de hormonas nos tumores cujo crescimento é estimulado por estas, o que sucede nos cancros com recetores hormonais.
 
No meu caso, o medicamento tem como medida de ação bloqueio dos recetores de estrogéneos, situados no núcleo das células, impedindo a ação da hormona natural sobre o tumor, encontrando-se dentro deste grupo o Tamoxifeno.
 
Também me posso considerar uma sortuda por nunca ter que tomar uma injeção para parar a ovulação, pois, assim que iniciei a quimioterapia, os meus ovários pararam. Isto, porque para além de não me ser permitido tomar estrogénios para que não haja regressão da doença, também não me é aconselhado engravidar!
 
Mas nem tudo é um mar de rosas...
 
Apesar de ser "só um comprimido" os seus efeitos existem e são silenciosos.
 
A nível do endométrio, estimula-o, o que leva ao aumento da incidência de cancro no útero. Aumenta a incidência de tromboembolismo que é a formação de coágulos que podem originar tromboses. Como estou em menopausa induzida, para além dos efeitos do comprimido, acresce os efeitos deste estado que, só por si em situação normal, já trás um efeito gigantesco!!!
 
Por muito cuidado na alimentação que tenha, por muito exercício que faça, o metabolismo contraria!
 
Mas o importante é não desistir, pois se nada fizer, as consequência são ainda maiores.
 
Por vezes, não é fácil ter de lidar comigo mesma e, ter a perfeita noção, que todos os dias é um novo dia e que será diferente do dia anterior e que o maior aliado é o, meu amigo, Humor também ele muito afetado com o pequeno comprimido diário!
 
O que fazer para contrariar tudo isto?
 
3 Dicas:
- Tomar CONSCIÊNCIA em que estado te encontras.
- Manter o FOCO de que é uma fase passageira e que é para um bem maior.
- Manter a de que tudo vai correr bem!
 
Queres ter sucesso e não sabes como? Podes sempre procurar ajuda!
 
Beijinhos no 💓
 
 
 
 
 
 
 

Comentários

  1. Olá linda!
    Revi-me em tuas palavras. Faço os mesmos tratamentos enumerados, a crescido da radioterapia (já foi), e injeções na barriga. Quando olho para ti e para mim. Acredito na enorme capacidade que o ser Humano, tem de enfrentar seus desafios. Um beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quando o cabelo começa a cair!

Um ano separa a data em que estas fotos foram tiradas! Não vou dizer que foi um momento que não tenha mexido, emocionalmente comigo! Mas a forma como decidi enfrentar esta etapa fez com que minimizasse todos esses sentimentos! "Não é aquilo que eu sinto, mas sim aquilo que eu faço com o que eu sinto!" Tinham passado, quase, 3 semanas desde a 1° sessão de quimioterapia e eu sabia que estava na hora de o fazer, se não queria vê-lo a cair às "mãos cheias". Depois de ter decidido a forma como queria que este momento fosse realizado, e depois  de conversar com as minhas filhas e marido e eles me terem apoiado, eis que chegou o dia de pôr mãos à obra 💇‍♀️ Podia ter optado por ter sido feito por um profissional, mas o facto de ter sido feito em casa por aqueles que eu amo, foi sem dúvida um momento de extrema cumplicidade e que no fim, me deixou muito feliz pela reação deles. A felicidade estampada no rosto das minhas filhas por terem participado neste momento, não trocar

O que eu posso controlar?

Há um ano, apesar de publicamente aparecer acompanhada com a minha peruca, este era o meu aspeto original! O fato de não aparecer, publicamente, assim foi por assumir uma posição de não me querer colocar numa situação de vitima... de "coitadinha", pois saberia que, por onde passa-se, as pessoas iam me transmitir esse sentimento, mesmo que não o dissessem verbalmente! Senti que seria a postura mais certa para me precaver, para me proteger! Não era por não me sentir bonita, até pelo contrário, pois em casa exibia orgulhosamente a minha careca, mas sim para evitar os olhares maldosos , ainda que inconscientes, de "pena"! Eu adotei várias estratégias que me ajudam a sentir controlada, emocionalmente! 📌 Dou-te 3 dicas para que possas colocar em prática no teu dia-a-dia: 1° Evitares situações, pessoas, coisas que te façam sentir mal; 2° Fazeres aquilo que te faça sentir bem; 3° NÃO fazeres algo que não queres, apenas porque te disseram para fazer. Queres saber mais dic

1º Aniversário do Blogue

E de repente, um ano se passou desde a criação deste projeto! Ainda é bebé! Ainda deu poucos passos mas, com certeza, ainda muitos irá dar. A ti que me foste acompanhando, em cada publicação, e partilhando - o meu muito OBRIGADA ! Cada partilha, cada comentário carinhoso, me incentiva a continuar, por isso, continua a fazê-lo e ajuda-me a permitir inspirar a vida de mais alguém! Beijinhos no 💓