Posso me considerar uma privilegiada por não ter feito Radioterapia!
Há um ano comecei o hormonoterapia, como tratamento adjuvante, que terá duração de 5 ou 10 anos, devido ao meu cancro ter recetores hormonais!
Os estrogénios são produzidos, essencialmente, nos ovários em idade fértil e a hormonoterapia consiste em impedir, através de medicamentos que atuam sobre todas as células do corpo, o estímulo de hormonas nos tumores cujo crescimento é estimulado por estas, o que sucede nos cancros com recetores hormonais.
No meu caso, o medicamento tem como medida de ação bloqueio dos recetores de estrogéneos, situados no núcleo das células, impedindo a ação da hormona natural sobre o tumor, encontrando-se dentro deste grupo o Tamoxifeno.
Também me posso considerar uma sortuda por nunca ter que tomar uma injeção para parar a ovulação, pois, assim que iniciei a quimioterapia, os meus ovários pararam. Isto, porque para além de não me ser permitido tomar estrogénios para que não haja regressão da doença, também não me é aconselhado engravidar!
Mas nem tudo é um mar de rosas...
Apesar de ser "só um comprimido" os seus efeitos existem e são silenciosos.
A nível do endométrio, estimula-o, o que leva ao aumento da incidência de cancro no útero.
Aumenta a incidência de tromboembolismo que é a formação de coágulos que podem originar tromboses.
Como estou em menopausa induzida, para além dos efeitos do comprimido, acresce os efeitos deste estado que, só por si em situação normal, já trás um efeito gigantesco!!!
Por muito cuidado na alimentação que tenha, por muito exercício que faça, o metabolismo contraria!
Mas o importante é não desistir, pois se nada fizer, as consequência são ainda maiores.
Por vezes, não é fácil ter de lidar comigo mesma e, ter a perfeita noção, que todos os dias é um novo dia e que será diferente do dia anterior e que o maior aliado é o, meu amigo, Humor também ele muito afetado com o pequeno comprimido diário!
O que fazer para contrariar tudo isto?
3 Dicas:
- Tomar CONSCIÊNCIA em que estado te encontras.
- Manter o FOCO de que é uma fase passageira e que é para um bem maior.
- Manter a FÉ de que tudo vai correr bem!
Queres ter sucesso e não sabes como? Podes sempre procurar ajuda!
Beijinhos no 💓
Olá linda!
ResponderEliminarRevi-me em tuas palavras. Faço os mesmos tratamentos enumerados, a crescido da radioterapia (já foi), e injeções na barriga. Quando olho para ti e para mim. Acredito na enorme capacidade que o ser Humano, tem de enfrentar seus desafios. Um beijinho