Avançar para o conteúdo principal

A Revelação mais Angustiante!

Deixei passar o Natal, mas queria aproveitar o facto das miúdas estarem de férias para lhes contar o que se iria passar em janeiro!
Sentia-me agitada por saber que teria de lhes contar… mais cedo ou mais tarde tinha que ser. Escolhi um dia de inverno para o fazer!
Já estava tudo, mais ou menos, agendado. A data da cirurgia já estava marcada, logo aquela sensação de incerteza do futuro estava minimizada!
Pedi-lhes para se sentarem no sofá, desliguei a TV e fiquei ali de pé a olhar para elas...
- A mamã tem uma coisa importante para vos dizer! - comecei - A mamã tem um carocinho na maminha e vai ter de ser internada para tirá-lo e ficar bem. E preciso muito dos vossos abraços para ajudar a ultrapassar!
A minha filha mais velha levantou-se e foi para a casa de banho… a minha filha mais nova fez mais perguntas, do género: vais ficar bem, vais ficar lá muitos dias, perguntas normais para uma criança de 8 anos.
- Sim, a mamã tem de ficar lá uns dias e depois volta para casa.
E expliquei-lhe que tinha mesmo de ser internada para ficar bem.
Levantou-se e abraçou-me tão forte que me confortou o coração.
Mas se uma reagiu bem, em relação à expectativa que tinha, já a outra reagiu da forma menos esperada… manteve-se no silêncio como se não lhe tivesse dado nenhuma notícia…
Nesse dia/noite chorei muito! Senti-me a Pior pessoa do Universo já que, nem a minha própria filha, se importava comigo! Nessa noite adormeci nos braços da minha filha mais nova…
O que não entendi nem quis aceitar, naquele momento, é que ambas sofriam, mas de forma diferente. Provavelmente, os 13 anos lhe tenham trazido a sabedoria imediata do que se estava a passar, pois não mencionei que tinha CANCRO! Aliás, nesta fase não foi sequer mencionada esta palavra às minhas filhas, não pelo meu medo do que ela representa, mas sim pela carga emocional que pode trazer para elas…
O intermediário, deste pequeno conflito, foi o meu marido que, conseguiu entrar no turbilhão de emoções da minha filha e fez-lhe ver que eu ía ficar bem, mas que eu precisava de estabilidade emocional para conseguir ultrapassar o problema.
Foram as piores horas da minha vida, desde que tive a notícia de que tinha CANCRO!!!!
 
E sabem uma coisa, o ABRAÇO que tive no dia seguinte, valeu mais do que MIL PALAVRAS!
 
"Há abraços que não são para o corpo, são para a alma!"
 
"Os abraços foram feitos para expressar o que as palavras deixam a desejar!"

 
A lição que tirei desta experiência foi que não devemos criar demasiadas expectativas relativamente aos outros e que cada um de nós, tem formas diferentes de assimilar as notícias. Os times de cada um são diferentes e devemos de aceitar essas diferenças e esperar, com calma e paciência, que cada um assimile ao seu ritmo.
 
Todos temos o nossa forma de AMAR e de o DEMONSTRAR. Não significa que amemos menos, mas sim de forma diferente!
 
"Tu te tornas eternamente responsável pelas expectativas que cultivas"
 
"É preciso dar um tempo para o coração assimilar os sentimentos que se postam a ele, sem perder o foco da razão; Não significa fechar as portas e não dar importância, mas sim acalentar as ansiedades apascentando o meu interior" Julio Aukay
 
Na realidade eu fui a única RESPONSÁVEL por todo o drama que fiz… ao demonstrar o meu receio no momento de contar a notícia, ao ter pensado demais na forma de contar, ao ter idealizado a forma como iriam reagir… tudo isso fui eu que criei. Mas esqueci-me de uma coisa muito importante, que cada uma tem o seu feitio e formas diferentes de ver, pensar, sentir, falar… e que eu, enquanto mãe, devia ter tido essa sensibilidade e cuidado no momento da REVELAÇÃO e me ter poupado do sofrimento!
 
Quando TUDO parece perdido, existe sempre uma luz ao fundo do túnel que faz com que a nossa FÉ não esmoreça.
 
"O problema não é o problema! O problema é aquilo que fazemos com o problema!"
 
Deixo uma dica, ABRACE mais!!!
 
Beijinhos no 💓
 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quando o cabelo começa a cair!

Um ano separa a data em que estas fotos foram tiradas! Não vou dizer que foi um momento que não tenha mexido, emocionalmente comigo! Mas a forma como decidi enfrentar esta etapa fez com que minimizasse todos esses sentimentos! "Não é aquilo que eu sinto, mas sim aquilo que eu faço com o que eu sinto!" Tinham passado, quase, 3 semanas desde a 1° sessão de quimioterapia e eu sabia que estava na hora de o fazer, se não queria vê-lo a cair às "mãos cheias". Depois de ter decidido a forma como queria que este momento fosse realizado, e depois  de conversar com as minhas filhas e marido e eles me terem apoiado, eis que chegou o dia de pôr mãos à obra 💇‍♀️ Podia ter optado por ter sido feito por um profissional, mas o facto de ter sido feito em casa por aqueles que eu amo, foi sem dúvida um momento de extrema cumplicidade e que no fim, me deixou muito feliz pela reação deles. A felicidade estampada no rosto das minhas filhas por terem participado neste momento, não trocar

O que eu posso controlar?

Há um ano, apesar de publicamente aparecer acompanhada com a minha peruca, este era o meu aspeto original! O fato de não aparecer, publicamente, assim foi por assumir uma posição de não me querer colocar numa situação de vitima... de "coitadinha", pois saberia que, por onde passa-se, as pessoas iam me transmitir esse sentimento, mesmo que não o dissessem verbalmente! Senti que seria a postura mais certa para me precaver, para me proteger! Não era por não me sentir bonita, até pelo contrário, pois em casa exibia orgulhosamente a minha careca, mas sim para evitar os olhares maldosos , ainda que inconscientes, de "pena"! Eu adotei várias estratégias que me ajudam a sentir controlada, emocionalmente! 📌 Dou-te 3 dicas para que possas colocar em prática no teu dia-a-dia: 1° Evitares situações, pessoas, coisas que te façam sentir mal; 2° Fazeres aquilo que te faça sentir bem; 3° NÃO fazeres algo que não queres, apenas porque te disseram para fazer. Queres saber mais dic

1º Aniversário do Blogue

E de repente, um ano se passou desde a criação deste projeto! Ainda é bebé! Ainda deu poucos passos mas, com certeza, ainda muitos irá dar. A ti que me foste acompanhando, em cada publicação, e partilhando - o meu muito OBRIGADA ! Cada partilha, cada comentário carinhoso, me incentiva a continuar, por isso, continua a fazê-lo e ajuda-me a permitir inspirar a vida de mais alguém! Beijinhos no 💓