Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial do Cancro - 4 de Fevereiro

Não podia deixar passar em branco este dia! Dia este que é de todos nós... Sim, todos nós!! Pois todos nós, se não vivemos na 1° pessoa com o cancro, já tivemos alguém próximo de nós que o tenha vivido, um familiar, um amigo, um vizinho... Esta é uma realidade cada vez mais presente no nosso dia a dia. Cada vez mais ouvimos alguém dizer que "fulano" está com cancro.
Não tenho a fórmula mágica para que deixem de haver casos de pessoas com cancro, mas tenho dicas que posso partilhar para evitar vir a ter e, para quem tem, atenuar a dor e o sofrimento!
A melhor dica que posso dar é a consciencialização! Ou seja, nós admitirmos que a qualquer momento, a doença pode nos bater à porta, seja de que forma for e, antes que isso aconteça, utilizarmos mecanismos, que estão ao nosso alcance para a evitar,  nomeadamente, evitar: fumar, bebidas alcoólicas, alimentação descuidada, sedentarismo, exposição prolongada ao raios UV. Sendo assim, o que fazer?
- Escolha alimentos saudáveis;
- Pratique exercício físico;
- Deixe de fumar;
- Reduza o consumo de bebidas alcoólicas;
- Evite a exposição prolongada ao sol;
- Evite o contacto de poluentes e produtos químicos;
- Participe nos programas de vacinação;
- Conheça os sinais e sintomas do cancro.

Mas infelizmente, mesmo tendo os cuidados acima identificados, o cancro poderá aparecer! A doença não é nada mais nada menos, do que um sintoma que o corpo dá de ALERTA,  para nos dizer que algo em nós não está bem. Por isso não basta cuidar apenas do corpo, é necessário cuidar da mente. 
Aquilo que pensamos gera um sentimento e, esse sentimento, gera uma emoção. Se tivermos capacidade de filtar o que pensamos, conseguimos gerir as nossas emoções. Se as EMOÇÕES forem positivas é quase garantido que teremos a saúde estimada.

Aqui as dicas já são outras!

Poderá fazer sessões de coaching que podem ajudar a entender e a gerenciar as emoções e a estabelecer AÇÕES que vão ajudar a ultrapassar as barreiras que nós próprios criamos na nossa cabeça através dos pensamentos. São utilizadas ferramentas de coaching, programação neurolinguística e inteligência emocional.

Inteligência Emocional é a capacidade de reconhecer e gerir as nossas emoções e as dos outros.
É uma "dança" entre o nosso cérebro racional e o nosso cérebro emocional. A intersecção entre ambos e a sua interação é o que constitui a inteligência emocional

Programação Neuro Linguística (PNL) estuda o modo como usamos a linguagem da mente, para de forma consciente, alcançarmos os objetivos desejados. É o estudo da excelência humana, através de processos de modelagem de padrões mentais de pensamento, ações e sensações.
Ou seja, é um conjunto de ferramentas que tem como base a forma como comunicamos connosco e com os outros.

Processo de Coaching é:
- Conjunto de ferramentas utilizadas pelo coach, que visam ajudar o coachee a obter melhores resultados em diversas áreas da sua vida que pretendam melhorar.
- Definir qual o ponto A (onde estou) e qual o ponto B (onde quero ir) e qual o melhor caminho para lá chegar.
- Definir planos de Ação com vista a obtenção dos Resultados.
- Tomadas de consciência, com o objetivo de clarificar os, eventuais, problemas com vista à sua solução.
- São várias áreas que podem ser trabalhadas: Saúde, Trabalho, Relacionamentos com vista a uma vida mais feliz, aprimorando a autoestima e autoconfiança.

Fazer Meditação Guiada e/ou Yoga do Riso são atividades que trazem bastantes benefícios, quer fisica, mental e emocionalmente.
Meditação é a ciência da consciência colocada na mente.
Mindfulness - Meditar em atenção plena é estar consciente dos seus pensamentos, das sensações corporais e emocionais.
Benefícios:
- Melhor qualidade de vida;
- ativa a plasticidade do cérebro;
- Favorece a concentração e áreas do cérebro que atuam nos processos de aprendizagem;
- Auto-dominio e auto-consciência;
- Reforço da imunidade;
- Aumenta ondas Alfa, reduzindo o mau humor, tensão, raiva e padrões depressivos
- Quebra da ansiedade e stress;
- Modifica o cérebro;
- Desenvolvimento da bondade e compaixão;
- Células do corpo envelhecem a um ritmo menor.
Estudos revelam que este tipo de práticas contribui para o nosso bem-estar e felicidade, bem como para aqueles que nos rodeiam. São, sem dúvida, ingredientes indispensáveis para pessoas mais empáticas, presentes e cooperantes.

Yoga do Riso é uma rotina de exercícios que combina o riso incondicional com a respiração de yoga.
Benefícios:
- Promove não só uma sensação de bem-estar físico, como melhora o estado de espirito.
- Fortalece o sistema imunológico;
- Limpa o sistema respiratório;
- Fortalece a massagem cardiovascular;
- Massagem interna nos órgãos ao pé do diafragma;
- Oxigenamos a mente e o corpo (sangue, células);
- Falso ou induzido, o cérebro não distingue e produz as substâncias químicas da felicidade: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina e desce o cortisol (hormona do stress);
- Aumenta a capacidade de gestionar/gerir o nosso dia;
- Energia ao mesmo tempo que relaxa;
- Passamos do sistema parasimpático para simpático.

Para trabalhar também, a parte espiritual temos o Reiki que nos ajuda, através da energia, no alinhamento dos chacras.
Significa Rei - Energia Universal e Ki - Energia Vital, que circula no nosso corpo mantendo-o vivo. O Reiki é o encontro dessa duas energias.
Constitui um sistema de cura natural de transmissão de Energia, através da imposição das mãos e é uma terapia complementar com a ação no domínio mental, material, emocional e espiritual e que se adequa harmoniosamente a qualquer estilo de vida.
Tem como objetivo revitalizar a energia e o estado global do indivíduo.
Os principais efeitos do Reiki são:
- Promover o relaxamento profundo do organismo;
- Fortalecer o organismo, tornando-o mais apto a combater as patologias;
- Libertar o indivíduo da ansiedade e do stress;
- Tornar o indivíduo mais autoconsciente e atento;
- Promover e facilitar a cura.

Já as Barras de Access® é um processo quântico feito a partir de toques suaves em 32 pontos energéticos em torno da cabeça que armazenam toda corrente eletromagnética das sinapses neurais que criam os padrões comportamentais e reações programadas.
Esta é uma terapia quântica com comprovação da sua eficácia pela neurociência.

Isto tudo para dizer que precisamos estar em perfeita harmonia entre o corpo, a mente, a parte emocional e a espiritual para estarmos em equilíbrio. 
Não é uma coisa que se consiga de um dia para o outro. É uma mudança gradual que vamos fazendo na nossa vida que trás retorno. Mas acima de tudo, é necessario querermos essa mudança. Sem isso nada é conseguido... nenhum resultado pretendido é alcançado. É preciso termos a capacidade de que queremos mudar, tomarmos consciência, para passarmos ao passo seguinte - entrar em Ação.

Espero que este artigo ajude a refletir sobre o flagelo que é o Cancro e que, está nas nossas mãos, a maior responsabilidade - evitar o seu aparecimento!

Beijinhos no ❤

Para mais informações acerca destas terapias, poderá fazer através da página:
https://www.facebook.com/atelierterapiadasemocoesbydianapinto/

Poderá ver mais informações, da campanha a decorrer no dia em que se comemora o Dia Mundial do Cancro, no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro 
https://www.ligacontracancro.pt/dmc/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um dia EMOCIONALMENTE marcante!!!

Pois é!!! Algum dia tinha de ser! Eis que chega o dia em que decido contar ao meu pai…   Para quem não me conhece ou pelo menos não conhece a minha história desde a infância, a minha mãe faleceu tinha eu 9 anos e, passei a viver com os meus avós paternos, onde tinha crescido até essa idade. Não tive uma adolescência fácil (emocionalmente), talvez pela vitimização, apesar de nunca me faltar mimo! Mas crescer sem mãe não é propriamente fácil! A minha vida modificou 180⁰... Cresci e comecei a namorar com aquele que é o meu marido. Decidimos casar! Infelizmente, foi diagnosticado cancro nos pulmões àquela que foi a minha segunda mãe, a minha avó paterna, aquela que me criou como sendo sua filha… A doença evoluiu muito ao ponto de não conseguir ir ao meu casamento e, da lua de mel, fui diretamente para o seu funeral 😢😢😢 Sofri muito e também foram muitas perdas para o meu pai.   Sou a única filha do meu pai e consegui colocar-me no lugar dele como recetor...

O Início

O meu nome é Diana e descobri que tinha Cancro da Mama aos 39 anos. Sou mãe de duas meninas, atualmente, com 14 e 9 anos. No dia que recebi a notícia, a 24 de Outubro de 2018, curiosamente no mês que se comemora a luta contra o Cancro da Mama, o meu Mundo desabou… À mente só vinha as perguntas do costume: "Porquê eu?", "O que fiz de mal para que isto me acontecesse?", "E agora?", "Como vou contar às meninas? E ao meu pai?"... entre tantas outras… mas rapidamente me restabeleci. Decidi que tinha de pensar no melhor e que, se os meus pensamentos vão influenciar o meu estado de espírito , iria pensar positivo. Foi aí que comecei a adotar uma postura positiva em relação à doença. Se a doença é um sintoma que o corpo transmite que algo não está bem, e não estive atenta quando cedo me quis transmitir, então agora tenho que tentar perceber qual era a informação que não retive… Quero, com este blogue, poder influenciar, de forma positiva, ...

Ressignificar

Esta é, sem dúvida alguma, a palavra que melhor define o processo pelo qual passei - RESSIGNIFICAR. No momento em que recebi a notícia disse que não iria ser o Cancro que me iria derrotar... e aqui estou eu de PÉ e a percorrer o caminho da FELICIDADE! res·sig·ni·fi·car ( re-  +  significar ) verbo transitivo Dar   um   outro   ou   um   novo   significado   a  ( ex .:  ressignificar   uma   experiência ). O dia-a-dia é feito de momentos bons e menos bons, muitas vezes, originados pelo mundo externo, o qual nós não conseguimos controlar. Isso não significa que tenhamos que ficar eternamente presos e a reviver esses momentos. Não digo que seja fácil, mas temos que estar recetivos à mudança que, com apenas a alteração do significado, podemos ter na nossa vida. No meu caso, por exemplo, podia ter ficado a lamentar o sucedido, poderia ter ficado num lupo hipnótico de "Ai, coitadinha de mim! E agora! Porquê eu? Vou morrer!!!!". ...