Avançar para o conteúdo principal

A "sentença"!!!

Finalmente chegou o dia em que ia saber qual o meu "destino" (07/12/2018).
O dia foi comprido… começou bem cedinho com a recolha de sangue, seguido de um eletrocardiograma que atrasou cerca de uma hora - o que valeu foi o médico que fez o exame ser super-divertido (ainda bem que há pessoas com boa disposição ☺) - e por fim o RX toráxico (bem, este médico ou auxiliar que me atendeu, deve ter deixado o bom humor em casa a descansar!!!).  Por fim, dirigi-me à Clinica da Mama (eram 12h e as consultas estavam com, cerca de, uma hora de atraso, mas fiz o check-in e tive que esperar 😒). Eis que, finalmente, me chamam e lá estava eu, diante de 2 médicos cirurgiões que analisavam a melhor situação para mim…
Pediram-me para despir da cinta para cima, apalparam e falavam entre si, com termos que só eles percebiam. Até que a minha médica pediu para me vestir que já falaríamos.
- Há 2 situações possíveis! - diz o médico
- Há a possibilidade de retirar os tumores (que afinal são 2, muito próximos um do outro, mas dois) e fazer a reconstrução mamária através da gordura da barriga ou das costas (mas isso o cirurgião plástico iria avaliar de acordo com a estrutura) ou retirar a mama na totalidade.
Na 1ª situação, estava sujeita à radioterapia, enquanto com a mastectomia total ficaria, à partida, livre desse tratamento.
- Se o dr. me diz que ao retirar a mama na totalidade, eu evito um tratamento, que é a radioterapia, eu opto por retirar a mama toda. - disse eu.
O médico continua:
- Se depois de retirar o tumor para analise o resultado for o mesmo da biópsia, o tumor é grau 3 e está sujeito à quimioterapia.

CAIU-ME TUDO!!!! 😕

Não estava nada à espera deste diagnóstico… tinha-me mentalizado e canalizado todos os pensamentos positivos de que iria ser uma cirurgia simples e nada mais… 😞

Caiu-me uma lágrima (ou talvez duas!!)

Continuei:
- O dr. está-me à dizer que à partida vou ter de fazer quimioterapia?
- Imagine uma maçã, para fazer a biópsia foram retiradas amostras dessa maçã! Tanto pode ter sido retirada de uma parte menos boa ou da parte pior, mas só vamos ter a certeza, depois de retirar a maçã toda, está a entender?
- Sim estou dr.. Eu faço o que for preciso para ficar bem. De qualquer maneira, se o dr me diz que há uma forma de eu evitar um tratamento, já que da cirurgia não me escapo e da quimioterapia, à partida, também não, eu opto por evitar a radioterapia.
- Mas vai embora e pensa, não precisa decidir já!
- Mas fica já decidido.
- Quando vier à consulta com a especialidade de estética, decide.
De qualquer forma, quis que ficasse registada a minha vontade.

E assim saí da sala, desejando um bom Natal e boas entradas aos médicos.
Na sala de enfermagem, a enfermeira respondeu-me à questão dos dias de internamento, dizendo que para casos idênticos, pelo menos 9 dias estar a contar (só me vinha à cabeça as minhas filhas, o caos em casa, o não lhes poder dar o beijinho de boa noite 😢😟), mas um suspiro me invadiu e o que tem de ser, tem muita força!!!

SE É PARA MELHORAR, QUE SEJA!

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quando o cabelo começa a cair!

Um ano separa a data em que estas fotos foram tiradas! Não vou dizer que foi um momento que não tenha mexido, emocionalmente comigo! Mas a forma como decidi enfrentar esta etapa fez com que minimizasse todos esses sentimentos! "Não é aquilo que eu sinto, mas sim aquilo que eu faço com o que eu sinto!" Tinham passado, quase, 3 semanas desde a 1° sessão de quimioterapia e eu sabia que estava na hora de o fazer, se não queria vê-lo a cair às "mãos cheias". Depois de ter decidido a forma como queria que este momento fosse realizado, e depois  de conversar com as minhas filhas e marido e eles me terem apoiado, eis que chegou o dia de pôr mãos à obra 💇‍♀️ Podia ter optado por ter sido feito por um profissional, mas o facto de ter sido feito em casa por aqueles que eu amo, foi sem dúvida um momento de extrema cumplicidade e que no fim, me deixou muito feliz pela reação deles. A felicidade estampada no rosto das minhas filhas por terem participado neste momento, não trocar

O que eu posso controlar?

Há um ano, apesar de publicamente aparecer acompanhada com a minha peruca, este era o meu aspeto original! O fato de não aparecer, publicamente, assim foi por assumir uma posição de não me querer colocar numa situação de vitima... de "coitadinha", pois saberia que, por onde passa-se, as pessoas iam me transmitir esse sentimento, mesmo que não o dissessem verbalmente! Senti que seria a postura mais certa para me precaver, para me proteger! Não era por não me sentir bonita, até pelo contrário, pois em casa exibia orgulhosamente a minha careca, mas sim para evitar os olhares maldosos , ainda que inconscientes, de "pena"! Eu adotei várias estratégias que me ajudam a sentir controlada, emocionalmente! 📌 Dou-te 3 dicas para que possas colocar em prática no teu dia-a-dia: 1° Evitares situações, pessoas, coisas que te façam sentir mal; 2° Fazeres aquilo que te faça sentir bem; 3° NÃO fazeres algo que não queres, apenas porque te disseram para fazer. Queres saber mais dic

1º Aniversário do Blogue

E de repente, um ano se passou desde a criação deste projeto! Ainda é bebé! Ainda deu poucos passos mas, com certeza, ainda muitos irá dar. A ti que me foste acompanhando, em cada publicação, e partilhando - o meu muito OBRIGADA ! Cada partilha, cada comentário carinhoso, me incentiva a continuar, por isso, continua a fazê-lo e ajuda-me a permitir inspirar a vida de mais alguém! Beijinhos no 💓