Avançar para o conteúdo principal

Cirurgia à vista!!

O Natal já tinha passado e o novo ano vem com algumas mudanças.
 
Mudanças no corpo, na alma…
 
Nem todas as mudanças são para pior, mas não deixam de ser mudanças!
Estavamos em janeiro e a previsão para a cirurgia era dia 31. Os minutos pareciam dias, os dias pareciam semanas, as semanas pareciam anos… O tempo parecia que não passava, apesar de tanta azafama para deixar as coisas o mais encaminhadas possível.
No dia 19 recebo uma chamada para saber se podia me dirigir ao IPO no dia 21 de manhã para falar com o cirurgião plástico. No dia 21 lá vou eu ao Hospital para consulta. Eis que tenho uma surpresa… há uma vaga para dia 24 e eu tenho que decidir se opto por fazer cirurgia adiantada ou na data marcada. Como estava marcada laqueação, o cirurgião ía aproveitar a técnica para retirar gordura à volta dos intestinos, para proteger a prótese. Um turbilhão de pensamentos assolaram a minha cabeça. Não tinha as coisas preparadas, tinha o serviço atrasado e como iria resolver tudo?
Tinha o meu marido a olhar para mim com ar de quem pensava "queres ver que não vai aceitar!" e lá aceitei a antecipação.
Contra todas as expectativas fui operada no dia 24, dia em que houve greve geral dos enfermeiros e, que por "sorte" minha, os do bloco só tiveram conhecimentos da mesma, estava já eu lá, preparadinha, para me retirarem o tumor.
 
Quando é para ser, até o Universo conspira a favor!
 
Tempo previsto de internamento? 9 DIAS... What!!! Pois, mas na segunda feira o médico deu-me alta. Vim para minha casa recuperar, pois as saudades das minhas filhotas eram mais do que muitas. Apesar do receio de estar longe do alcance médico para qualquer dúvida, a vontade de estar no conforto do lar era maior.
Seguiram-se dias difíceis e noites longas.
Para mastectomia total da mama direita, com reconstrução imediata e uma assimetria na esquerda, não era qualquer posição que dava para dormir, então as dores nas costas começaram a ser muitas. Dormi algumas noites sentada na cama e, algumas no sofá.
Mas sabia que tudo isto era para um bem maior - a minha SAÚDE!
Para ajudar à festa era o facto de não poder fazer nada, nenhum esforço - NADA! Apenas descansar!
Ora, como é que uma pessoa super, híper, mega ativa , consegue parar?! Pois... mas lá teve que ser. Passou pouco mais de 1 mês quando o médico me deu autorização para, aos poucos, ir fazendo as lidas domésticas e poder conduzir - YUPIIII
 
1ª etapa terminada com sucesso! Venha a próxima

Beijinhos no 💓




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ressignificar

Esta é, sem dúvida alguma, a palavra que melhor define o processo pelo qual passei - RESSIGNIFICAR. No momento em que recebi a notícia disse que não iria ser o Cancro que me iria derrotar... e aqui estou eu de PÉ e a percorrer o caminho da FELICIDADE! res·sig·ni·fi·car ( re-  +  significar ) verbo transitivo Dar   um   outro   ou   um   novo   significado   a  ( ex .:  ressignificar   uma   experiência ). O dia-a-dia é feito de momentos bons e menos bons, muitas vezes, originados pelo mundo externo, o qual nós não conseguimos controlar. Isso não significa que tenhamos que ficar eternamente presos e a reviver esses momentos. Não digo que seja fácil, mas temos que estar recetivos à mudança que, com apenas a alteração do significado, podemos ter na nossa vida. No meu caso, por exemplo, podia ter ficado a lamentar o sucedido, poderia ter ficado num lupo hipnótico de "Ai, coitadinha de mim! E agora! Porquê eu? Vou morrer!!!!". ...

Hormonoterapia - Tratamento demorado com efeitos secundários silenciosos

      Posso me considerar uma privilegiada por não ter feito Radioterapia! Há um ano comecei o hormonoterapia, como tratamento adjuvante, que terá duração de 5 ou 10 anos, devido ao meu cancro ter recetores hormonais!   Os estrogénios são produzidos, essencialmente, nos ovários em idade fértil e a hormonoterapia consiste em impedir, através de medicamentos que atuam sobre todas as células do corpo, o estímulo de hormonas nos tumores cujo crescimento é estimulado por estas, o que sucede nos cancros com recetores hormonais.   No meu caso , o medicamento tem como medida de ação bloqueio dos recetores de estrogéneos, situados no núcleo das células, impedindo a ação da hormona natural sobre o tumor, encontrando-se dentro deste grupo o Tamoxifeno.   Também me posso considerar uma sortuda por nunca ter que tomar uma injeção para parar a ovulação, pois, assim que iniciei a quimioterapia, os meus ovários pararam. Isto, porque para além de não me ser permitido to...

Como mantenho este aspeto de: "Se não soubesse não diria que estás a passar pelo que estás a passar!"

Senti que deveria de escrever este artigo, mesmo antes de continuar no tema do meu percurso no tratamento do meu Cancro!   Ainda é o dia que falo com pessoas que me dão um bom feedback acerca de como, olhando para mim não diriam pelo que passei e, ainda passo, no tratamento desta doença. Pois bem, passo a explicar… Fez um ano que iniciei, na minha vida, um investimento na área de desenvolvimento pessoal que tem sido transformador. Comecei com workshops num dos quais acabei por me inscrever e fazer a Certificação Internacional em Practitioner em PNL  (Programação Neuro-Linguística), a qual posso dizer que transformou positivamente a minha vida a nível de tomadas de consciência. Aqui aprendi que NÃO SÃO OS MEUS PENSAMENTOS QUE ME DOMINAM, MAS SIM EU QUE DOMINO OS MEUS PENSAMENTOS. A forma como comunicamos connosco e com os outros, quer da forma verbal como da não-verbal, assim como, podermos modelar padrões mentais de pensamentos, ações e sensações, de forma...