Avançar para o conteúdo principal

Tudo do Contra!

O "pesadelo" começou em julho, quando numa noite, como tantas as outras, ao retirar o soutien senti dor na mama direita e ao apalpar senti um pequeno nódulo!
Já devia de ter ido à consulta anual de ginecologia, mas com tanto trabalho não consegui faltar ao trabalho, por uma hora, para a consulta de rotina.
O "problema" é que depois não conseguimos as coisas na hora…
Estava a meio de julho e só consegui consulta no inicio de agosto e, nessa altura, a médica, aconselhou fazer ecografia (já é costume fazer todos os anos desde os meus 17 anos para controlo de pequenos quistos na mama esquerda). Altura de férias para a maioria dos portugueses, apenas consegui marcação para setembro.
Chegado o dia de efetuar o exame, lá me dirigi à clinica. Expliquei ao médico como tinha descoberto o nódulo e mostrei a ultima ecografia (que tinha sido feita à cerca de ano e meio). O médico ainda "brincou" um pouco comigo, desvalorizando a queixa, até ao momento que começa a fazer o exame… Se até ali tinha estado positiva, pensando sempre que não ía ser nada de especial, para ser sincera, quando olhei para a cara do médico, comecei a ficar assustada. O seu rosto ficou sério, desculpando-se do facto de ficar mais calado mas que era um procedimento normal. Deu-me, imediatamente, razão por sentir dor e que de um ano para o outro "nasceu" um nódulo que na ultima ecografia, simplesmente, não existia. Aconselhou-me a fazer biópsia e mamografia, por estar já a entrar nos 40 anos. Parecia-lhe um fibroadenoma, mas queria tirar as dúvidas complementando com estes exames.
Começou o filme…
Assim que recebi os exames, solicitei as credenciais para ir fazer os exames sugeridos. Como tenho seguro de saúde, e para ser mais rápido, marquei tudo a nível particular, mas mesmo assim, estava tudo do contra.
Para não perder de trabalhar, tentei resolver tudo por telefone: o pedido das credenciais, a marcação dos exames, etc. Mas por vezes, quanto mais depressa, mais devagar!
O relatório da ecografia vinha apenas a solicitar a biópsia, mas como o médico falou na mamografia, pedi à funcionária para falar com a médica ginecologista e pedir também a da mamografia, assim ao fazer fazia tudo! Tinha enviado o relatório por email, para a médica ginecologista, para ser tudo mais rápido.
Quando fui buscar as credenciais apenas estava passada a da biopsia e ecografia (normalmente as biópsias são feitas com ecografia assistida, portanto, são necessários os dois pedidos para apenas um exame). Pedi, novamente, à funcionária para solicitar à médica a credencial para a mamografia.
Precisava das credenciais e do relatório médico da ultima ecografia, para marcar a biópsia, e como apenas faltava da mamografia, dava tempo, até ao dia do exame, de obter a mesma!
Pensei eu que dava…
Precisamente, no dia antes de ir fazer o exame pedi ao meu marido (para eu não perder de trabalhar) para passar na clinica para levantar a credencial em falta. Ninguém sabia dela!!!
WHAT!!!! A SÉRIO!!!! Tudo do contra!!!!
Após várias tentativas falhadas a ligar para a clinica, lá consegui falar com uma funcionária que conseguiu resolver a situação, falou com a médica, que por acaso estava, e passou a credencial em falta.
UFA!!!! Estava a ver a minha vida andar para trás.
 
E LÁ SE PASSARAM 2 MESES
 
Eis que, finalmente, chegou o dia da biópsia. Fui fazê-la numa clinica ao Porto, com um médico sugerido pela minha ginecologista que, por acaso, era o médico que me fazia as ecografias até à um ano atrás - excelente profissional! Fui fazer o exame sozinha e o médico foi, extremamente, atencioso e cuidadoso. Sempre a conversar comigo, para me distrair do foco da dor.
Havia dois nódulos e, afinal, eram precisas mais duas credenciais (uma para a biópsia e outra para a ecografia guiada)
OH MY GOD!!!! "Chiça penico"
Já tinha pago para me enviarem os exames por correio (para não ter de ir ao Porto de propósito e não perder de trabalhar).
E AGORA?
A funcionária foi extremamente atenciosa, e resolveu-me o "problema", mas com este imbróglio, os resultados atrasaram-se.
Já estava a começar a ficar ansiosa.
Queria que o relatório chegasse, queria falar com a funcionária da clinica para saber se o assunto estava resolvido, e não conseguia falar com ela diretamente (o telefone funciona como um callcentre). Quando, finalmente, consegui falar com ela, disse que estava tudo resolvido e que, assim que o resultado chegasse do laboratório, me ligava.
Os dias passavam e, NADA…
Quando me ligou (era terça-feira), disse que os resultados seguiam por correio no dia seguinte. Espero ansiosamente pelo carteiro até sexta-feira e... NADA!!! Segunda-feira… NADA!!!
OS NERVOS COMEÇAM A DOMINAR-ME INTERIORMENTE… mas tento demonstrar calma para as meninas não se aperceberem de nada. Afinal, são SÓ uns exames e vai estar tudo bem.
Nessa mesma segunda-feira decido ligar para a clinica. Afinal só foi posto no correio na sexta-feira, só terça ou quarta chegavam.
Eis que chegou quarta-feira, 24 de Outubro, perto das 13h15 quando o carteiro tocou! Ele sabia que eu estava à espera desta "encomenda" e veio me trazer de propósito esta correspondência.
Eis que os, tão esperados, resultados chegaram e, com eles, a pior notícia… Carcinoma na mama.
- Mas que raio quer isto dizer? - pensei eu
De imediato consultei o dr Google e só me aparecia "tipo de cancro…"
(Já não chegava o facto de detestar este mês, porque três pessoas muito importantes da minha vida faleceram, como agora isto!!!)
 
O QUÊ???!!!!
 
Mantive a minha calma, o meu marido foi levar a miúda mais nova à escola, a mais velha chegava para almoçar, eu digitalizei os resultados e enviei por email para a minha ginecologista, ainda passei no centro de saúde para falar com o meu médico de família, mas a hora de atendimento aos doentes, tinha sido até às 13h!
A SÉRIO?! VOU TER DE ESPERAR PARA O DIA SEGUINTE!!!
Fui para o escritório.
Ainda dentro do carro, liguei com a minha ginecologista e, apenas lhe disse que lhe tinha enviado o resultado por email e assim que tivesse oportunidade de analisar, agradecia.
Não sabia o que fazer. Só me apetecia fugir!
Fui trabalhar, entretanto ela ligou-me e perguntou-me se eu percebia o que tinha (claro que sim!!) e aconselhou-me a falar com o meu médico de família para ele me encaminhar, preferencialmente, para o IPO Porto.
 
A FICHA CAIU-ME: IPO - CANCRO
 
Como é possível, logo eu que já sofri tanto. Mais uma APROVAÇÃO.
NÃO QUERIA ACREDITAR…
Naquele momento, tive consolo dos meu colegas que fizeram de tudo para me animar.
 
Chegada a casa, o silêncio do assunto dominava o ambiente!
Acordei a meio da noite e comecei a pesquisar "Cancro da Mama" apareciam imensos links… o MEDO começou a aparecer…
Confesso que nessa noite, chorei. Chorei muito…
As dúvidas assolavam na minha cabeça.
E AGORA?
PORQUÊ EU?
O QUE EU FIZ PARA MERECER ISTO?
Agora que tenho mais cuidado com a minha alimentação, pratico algum desporto...
COMO VOU DIZER ÀS MINHAS FILHAS QUE TENHO CANCRO? Como uma mãe diz às filhas que tem cancro?
E O MEU PAI, com tantas perdas, como ele vai reagir ao facto da sua única filha ter cancro?
 
O facto de não querer "incomodar"/"preocupar" ninguém com o meu "problema" também estava a dar comigo em doida.
Nesta noite tive aquilo que queria, um ABRAÇO do tamanho da minha DOR, até adormecer.
Na realidade não eram palavras de apoio que eu queria, era apenas um ABRAÇO.
 
Tinha um sentimento de impotência e de que a minha vida parou. Os planos que tinha feito para curto prazo, deixavam de fazer sentido.
COMO POSSO EU VIVER UM DIA DE CADA VEZ…
 
Sinto que NADA ACONTECE POR ACASO e, que se isto me aconteceu, foi por algum motivo.
 
Agora… agora é "trabalhar" para entender o verdadeiro motivo!

Beijinhos no 💗
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quando o cabelo começa a cair!

Um ano separa a data em que estas fotos foram tiradas! Não vou dizer que foi um momento que não tenha mexido, emocionalmente comigo! Mas a forma como decidi enfrentar esta etapa fez com que minimizasse todos esses sentimentos! "Não é aquilo que eu sinto, mas sim aquilo que eu faço com o que eu sinto!" Tinham passado, quase, 3 semanas desde a 1° sessão de quimioterapia e eu sabia que estava na hora de o fazer, se não queria vê-lo a cair às "mãos cheias". Depois de ter decidido a forma como queria que este momento fosse realizado, e depois  de conversar com as minhas filhas e marido e eles me terem apoiado, eis que chegou o dia de pôr mãos à obra 💇‍♀️ Podia ter optado por ter sido feito por um profissional, mas o facto de ter sido feito em casa por aqueles que eu amo, foi sem dúvida um momento de extrema cumplicidade e que no fim, me deixou muito feliz pela reação deles. A felicidade estampada no rosto das minhas filhas por terem participado neste momento, não trocar

O que eu posso controlar?

Há um ano, apesar de publicamente aparecer acompanhada com a minha peruca, este era o meu aspeto original! O fato de não aparecer, publicamente, assim foi por assumir uma posição de não me querer colocar numa situação de vitima... de "coitadinha", pois saberia que, por onde passa-se, as pessoas iam me transmitir esse sentimento, mesmo que não o dissessem verbalmente! Senti que seria a postura mais certa para me precaver, para me proteger! Não era por não me sentir bonita, até pelo contrário, pois em casa exibia orgulhosamente a minha careca, mas sim para evitar os olhares maldosos , ainda que inconscientes, de "pena"! Eu adotei várias estratégias que me ajudam a sentir controlada, emocionalmente! 📌 Dou-te 3 dicas para que possas colocar em prática no teu dia-a-dia: 1° Evitares situações, pessoas, coisas que te façam sentir mal; 2° Fazeres aquilo que te faça sentir bem; 3° NÃO fazeres algo que não queres, apenas porque te disseram para fazer. Queres saber mais dic

1º Aniversário do Blogue

E de repente, um ano se passou desde a criação deste projeto! Ainda é bebé! Ainda deu poucos passos mas, com certeza, ainda muitos irá dar. A ti que me foste acompanhando, em cada publicação, e partilhando - o meu muito OBRIGADA ! Cada partilha, cada comentário carinhoso, me incentiva a continuar, por isso, continua a fazê-lo e ajuda-me a permitir inspirar a vida de mais alguém! Beijinhos no 💓